Arsênico existe no meio ambiente como uma substância natural ou como contaminante e é encontrado na água, ar, solo e alimentos. Artigos científicos indicam que o arsênico orgânico, uma forma menos tóxica do arsênico e a forma presente no 3-Nitro ® (roxarsone), uma droga aprovada para o trato de animais, pode se transformar em arsênico inorgânico. Em resposta, os cientistas do Centro do FDA para a Medicina Veterinária e do Centro de Segurança Alimentar e Nutrição Aplicada desenvolveram um método analítico capaz de detectar níveis muito baixos de arsênico inorgânico em tecidos comestíveis.
Usando o novo método, os cientistas da FDA descobriram que os níveis de arsênico inorgânico nos fígados dos animais tratados com 3-Nitro ® estão aumentados, em relação aos níveis nos fígados dos frangos usados como referência.
A Alpharma, uma filial da Pfizer, Inc., decidiu voluntariamente suspender a venda do 3-Nitro® e dar apoio a um processo organizado de suspensão do uso do produto nos Estados Unidos. O plano da Alpharma prevê a continuação das vendas de 3-Nitro® por 30 dias a partir de 8 de junho de 2011. A empresa afirmou que permitir as vendas por esse período dará tempo aos produtores de animais fazerem a transição para outras estratégias de tratamento e ajudará a assegurar que a saúde animal e as necessidades sociais sejam atendidas. Os oficiais do FDA salientam que os níveis de arsênico inorgânico detectados são extremamente baixas e que continuar a comer frango até que o 3-Nitro® seja retirado do mercado não representa risco para a saúde.
Link para a nota da FDA:
3-Nitro (Roxarsone) and Chicken
http://www.fda.gov/AnimalVeterinary/SafetyHealth/ProductSafetyInformation/ucm257540.htm
LInk para o blog de Luís Nassif:
FDA admite: carne de frango contém cancerígeno
Finalmente o FDA admite que a carne de frango contem arsênio causador de câncerhttp://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/fda-admite-carne-de-frango-contem-cancerigeno
Mike Adams
Depois de anos varrendo o problema para debaixo do tapete na esperança que ninguém notasse. O FDA finalmente admitiu que a carne de frango vendida nos EUA contém arsênio, uma substância química cancerígena que é fatal em doses elevadas. Mas a verdadeira história é de onde vem esse arsênio: Isso é adicionado à ração dos frangos de propósito! (☠é “fermento” para o crescimento dos galináceos, tu se lembras do boi Ben Johnson?).