Tuesday, July 26, 2011

Sarney e o torturador, Ustra e o presidente


De todas as atitudes que o ex-presidente José Sarney já tomou, talvez esta seja a mais emblemática: sentar-se no banco das testemunhas de defesa do Coronel Brilhante Ustra, chefe das torturas do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações -DOI - do Centro de Operações de Defesa Interna - CODI) paulista.

Ustra é julgado pela sua responsabilidade na morte do jornalista Luiz Eduardo Merlino que, aos 23 anos de idade, sucumbiu após um dia inteiro de sevícias no pau-de-arara.

A crueldade dos torturadores que se deliciavam em cortar e arrebentar a carne de outras pessoas é de uma falta completa de humanidade. De Sarney, só podemos pensar que, ou ele resolveu ser coerente, ou está sendo pressionado a depor, mesmo contra seus próprios interesses.


Leia os detalhes no Congresso em foco:
Sarney e o torturador, Ustra e o presidente

Monday, July 25, 2011

China será a dona do mundo?

Será a China a potência do século XXI?

Para Emir Sader, essa questão está em aberto. O fato é que os Estados Unidos, com sua dívida de 14 trilhões de dólares, não tem demonstrado que conseguirá se segurar muito tempo. Aposto que vão botar a culpa no Obama! (e ainda tem gente que acha que o Brasil deve muito e que os Estados Unidos são um exemplo a se seguir!)

Tenho dúvidas em relação a esse potencial todo da China. Sem dúvida, a grande chance é que desponte como a potência que sempre foi. O caso é que está se afastando do socialismo, da mesma forma que a Rússia o fez. Parece que o período de Socialismo de Estado foi uma mera etapa de acumulação primitiva. Será isso mesmo? O Capitalismo tem muito fôlego!

Diário da Nova China (1): O século XXI será chinês
22/7/2011
http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=724