Tuesday, July 12, 2011

Juíza de Brasília suspende resgate de trabalhadores escravos

A empresa agrícola Infinity Agrícola mantinha mais de 800 trabalhadores em condições desumanas, de verdadeira escravidão, numa fazenda de sua propriedade no município de Navaraí, no Mato Grosso do Sul, com alojamentos de baixíssima qualidade, sem agasalhos, sem sanitários e nem equipamentos de segurança. A jornada de trabalho superava o permitido pela lei.

De acordo com a coordenadora nacional do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), Camilla Vilhena Bemergui, várias irregularidades foram constatadas nas frentes de trabalhos, como falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), EPIs estragados, EPIs não repostos; e também nos alojamentos, como problemas com esgotamento de dejetos. Além disso, na frente de trabalho do corte de cana, o grupo era submetido a intempéries. "Os trabalhadores eram obrigados a atuar sob chuva e expostos a temperaturas muito baixas, cerca de 10 graus", destaca.

“No entanto, ontem, (quarta-feira, 6), a equipe do Grupo Móvel tomou ciência da decisão da 20ª Vara do Trabalho do Distrito Federal, que, atendendo a mandado de segurança movido pela empresa autuada, mandou suspender os efeitos da interdição da frente de corte manual, da ordem de rescisão indireta dos contratos de trabalho do grupo, e, preventivamente, impedindo a inclusão da empresa na lista suja”, relata a coordenadora.

Para a juíza Marli Lopes Nogueira, da 20ª Vara do Trabalho do Distrito Federal, o trabalho escravo não pode ser interrompido antes de completada a colheita da safra de cana. Foi esse o conteúdo da liminar que ela concedeu à empresa INFINITY AGRÍCOLA, suspendendo a operação de resgate.

Para saber mais e constatar a veracidade desta notícia, visite:

"JUÍZA" ANULA A LEI ÁUREA – O QUE IMPORTA É A CANA
http://brasilmobilizado.blogspot.com/2011/07/juiza-anula-lei-aurea-o-que-importa-e.html


Fiscalização Móvel resgata 827 pessoas de regime de trabalho degradante
http://portal.mte.gov.br/imprensa/fiscalizacao-movel-resgata-827-pessoas-de-regime-de-trabalho-degradante.htm


Juíza desautoriza a libertação de 817 trabalhadores em situação análoga à escravidão
http://amambainoticias.com.br/cidades/juiza-desautoriza-a-libertacao-de-817-trabalhadores-em-situacao-de-escravidao


Notícias sobre a Infinity Agrícola:

Infinity pede recuperação judicial
http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/politica-economia/45188-infinity-pede-recuperacao-judicial.html


Prejuízos do grupo Infinity se acumulam em 2010 e agravam calote a produtores rurais
http://www.direitorecuperacional.com/2011/05/prejuizos-do-grupo-infinity-se-acumulam.html