Thursday, October 06, 2022

Falaram mal do Nordeste, de novo

Uma moça paulista escreveu no seu perfil do Facebook:

Cópia da postagem que tenta difamar o Nordeste e Minas


Sem o Sul e São Paulo, onde estão as pessoas mais inteligentes, intelctualizadas, lindas, ricas, onde estão os melhores diplomas, as maiores empresas, e o maior PIB do Brasil.... Vocês morrem de fome. SP e o Sul são as maiores potências. Sem nõs, vcs não tem comida na mesa.

Deus me livre da pobreza, feiúra e ignorância dos nordestinos e mineiros. Estados pobres e ignorantes que não servem para nada, só atrapalham o Brasil. O sul e sp que tem que abandonar o nordeste e minas.. Vocês são um peso morto que nos temos que carregar e sustentar. Vocês que fazem o Brasil ser um país de terceiro mundo. E Deus me livre da feiúra de vcs, não sei como vocês conseguem ser tão feios....

Ah, menina! Não faça mais isso! O Brasil é um só. Também eu ouvi, na infância, que São Paulo era a locomotiva que puxa o Brasil. No entanto, formado geólogo, viajando e trabalhando por nossa Pátria, aprendi muito. Meu pai era de Ribeirão Preto, aí perto. Minha mãe, de Sumaré. Minha esposa é jornalista baiana. Minha filha, também. Meu filho, estudante de Arquitetura em BH. Meu outro filho, doutor em Geologia pela Bahia, é professor em Cuiabá. Somos uma família brasileira.

O Nordeste não é terra de ignorantes, nem de gente feia. Há homens e mulheres lindos e cultos, aqui. Não apenas artistas. Conhece a Capital de São Paulo? O Rio de Janeiro? Sabe quem foram os irmãos Rebouças? Dois engenheiros baianos negros do século XIX. Sabe quem foi Nise da Silveira? Médica alagoana. Paulo Freire, o pedagogo mais famoso do mundo, pernambucano? Anísio da Silveira, pedagogo baiano?

Já ouviu falar da baiana Marta Rocha, a mais linda Miss Brasil?

Meu pai dizia que "há gente de todo jeito, e às vezes, bem sem jeito". Você, sem maquiagem, sustenta sua beleza?

Vou me abster de citar os escritores e escritoras, poetas, compositores e compositoras, cantores e cantoras, pintores e pintoras, escultores e escultoras.

Não vou lhe falar da Guerra da Independência do Brasil, travada "pelos campos e mares baianos" e que, finda em 2 de julho de 1823, garantiu nossa Nação. Nessa época, sua família nem sabia onde era o Brasil - metade da minha também não sabia, meu pai era caboclo e minha mãe, descendente de europeus.

Seja feliz, mas não se considere mais brasileira do que quem vive no Nordeste. Nem ache que é mais paulista do que eu, que tenho orgulho de cada grão de areia deste país, bem como de cada gota de suor e de sangue derramados sobre nossa terra.