Tuesday, October 19, 2010

Quando Serra diz a verdade

Sinceramente, acredito no Serra. Ele promete que vai baixar os impostos, aumentar o salário mínimo para R$ 600,00, dar aumento de 10% para os aposentados e um 13º no Bolsa Família. Provavelmente, vai. Como o governo Lula passou oito anos "fazendo caixa", pagando as dívidas com o FMI, Serra terá recursos para implementar essas políticas populistas. Com isso, Serra vai garantir uma grande aprovação... e, para o Brasil, um futuro no mínimo incerto, pois, se acabarem as nossas economias, teremos de tomar emprestado no FMI, de novo.

Ao contrário dessa fórmula, Lula foi aumentando o salário mínimo devagar, de forma a ter estabilidade para o futuro - e estabilidade para o futuro quer dizer sustentabilidade! Significa que não podemos gastar todos os recursos hoje, sem pensar no dia de amanhã!

Ao longo de todo o Governo Lula, principalmente nos primeiros anos, os comentaristas, como Joelmir Betting, Bóris Kasoy e Ricardo Boechat, e os empresários, como Skaff e até o vice-presidente José Alencar, reclamavam: queriam juros e impostos menores, para poderem ganhar mais dinheiro. Lula resistiu e manteve Guido Mantega, com sua política de contenção, e Dilma, com sua política de investimento em infraestrutura. Usavam uma velha receita: já o jovem José, no Egito, ensinava ao faraó que, nos tempos das vacas gordas, a gente deve economizar; nos tempos de vacas magras, a gente usa o que guardou. Foi assim com Lula e Dilma: enquanto todo o planeta amargava uma crise sem comparação, o Brasil encarava a "marolinha de que Lula tanto falou. Por isso, justamente durante a crise, o Governo pode baixar os juros e os impostos! Simples assim.

Agora, nós vamos decidir: queremos um futuro sustentável, garantido, ou um presente de euforia e endividamento?

No comments: