Thursday, December 15, 2011

Primeira carta às esquerdas

O sociólogo português Boaventura de Sousa Santos surpreende positivamente com suas cartas às esquerdas. Aparentemente, ele não cogitou fazer um trocadilho, mas este lhe caiu bem. Suas cartas se põem bem mais à esquerda do que se afirmam todos que se afirmam "de esquerda", com uma análise bem mais ampla do que eu via nos tempos de doutrinação anticapitalista e antiditadura. Seus textos suscitam reflexão.

Nesta primeira carta, Boaventura (prefiro chamá-lo pelo primeiro nome, bem mais significativo que o sobrenome) lembra que, sem a oposição das esquerdas, o capitalismo voltou a mostrar sua vocação antissocial e, retomando Rosa de Luxemburgo, alerta que é urgente reconstruí-las para evitar a barbárie. Interessante, no entanto, é que ele nos lembra que
"A esquerda é um conjunto de posições políticas que partilham o ideal de que os humanos têm todos o mesmo valor, e são o valor mais alto. Esse ideal é posto em causa sempre que há relações sociais de poder desigual, isto é, de dominação. Neste caso, alguns indivíduos ou grupos satisfazem algumas das suas necessidades, transformando outros indivíduos ou grupos em meios para os seus fins. O capitalismo não é a única fonte de dominação mas é uma fonte importante."
Salienta que o mundo mudou e, graças ao fato de que a posição de esquerda se fez presente e dominou boa parte do século XX:
  1. a diversidade floresceu nas nações;
  2. a democracia só interessa ao Capital como instrumento de acumulação;
  3. o capitalismo é amoral e não entende o que é dignidade humana;
  4. é preciso valorizar as realidades não capitalistas guiadas pela reciprocidade e cooperativismo;
  5. há que lutar contra a dominação da natureza pelo homem;
  6. a propriedade é um bem social se for uma entre várias formas de propriedade e todas devem ser protegidas - há bens comuns, como o ar e a água;
  7. a presença das esquerdas no século passado criou um espírito igualitário que deve ser preservado;
  8. o capitalismo precisa de outras formas de dominação para florescer;
  9. embora o Estado seja meio monstro, meio anjo, tem papel importante para garantir a integridade de outros anjos.
Carta às esquerdas
http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5169

No comments: