Saturday, February 01, 2020

Dois vírus, um abraço

O mesmo abraço, as mesmas pessoas, duas crises de saúde diferentes - uma imagem comovente que mexeu com o coração dos chineses.
Nas duas fotografias, Song Caiping está em missão para duas áreas críticas: Libéria, em 2014, e Wuhan, centro da China, em 2020.

Song Caiping consola o filho, em 2014, quando foi à Libéria combater o vírus Ebola.
Outro surto, outro abraço. A médica despede-se do filho ao partir para Wuhan combater o coronavirus.
Equipe médica do Exército Chinês perfila-se antes de partir para Wuhan.
Song é membro da equipe médica da Universidade Médica do Exército e foi despachada para ajudar a tratar pacientes com coronavírus no Hospital Wuhan Jinyintan. Não é a primeira vez que ela se encontra no centro de um surto viral. Há cinco anos, foi enviada à Libéria para ajudar na luta contra o Ebola como parte de uma equipe médica da China. Seu filho tinha apenas 11 anos de idade na época e se despedir de sua mãe o deixou em lágrimas. Para apaziguar seu filho, Song descreveu a Libéria como um país das maravilhas. "Nesse lugar bonito, alguém está doente e precisa de uma equipe médica como eu para ir vê-los", disse Song. Este ano, a cena se repetiu. Centenas de equipes médicas militares foram mobilizadas e enviadas para a linha de frente da batalha contra o novo coronavírus. Wuhan, que está em quarentena desde 23 de janeiro, estava com poucos profissionais e equipamentos médicos. Na véspera do Ano Novo Lunar chinês, uma ocasião para a reunião de família, Song recebeu a ordem de levar 48 equipes médicas a Wuhan. Ela fez as malas e saiu de casa antes do relógio bater meia-noite. Enquanto o marido e o filho a acompanhavam ao hospital para vê-la sair, o menino, agora com 16 anos, era mais reservado e menos expressivo, embora não pudesse deixar de segurar a mãe enquanto se despedia dela. Song dedica toda a sua energia à sua tarefa em Wuhan e, de acordo com seu colega, ela dormiu menos de sete horas nas primeiras noites depois que chegaram à cidade. Ela tem se ocupado ensinando a jovens enfermeiras diferentes técnicas e incentivando-as a serem confiantes. "Lembre-se, o lugar em que estamos é o nosso campo de batalha. Enquanto formos ousados, cuidadosos e inteligentes, podemos nos unir para derrotar o vírus e concluir a tarefa", disse Song. Matéria original: https://news.cgtn.com/news/2020-02-01/Chinese-medical-worker-who-fought-Ebola-joins-coronavirus-battle-NJo047zaNy/index.html

No comments: